7 passos para uma transição de carreira bem-sucedida

Buscar apoio, fazer networking e se movimentar na empresa em que você já está são atitudes para quem quer conquistar espaço em uma nova área profissional

Mudar de carreira vem se tornando algo comum ao longo da vida de um profissional. Seja por buscar novos horizontes e conhecimentos ou porque sua área de trabalho original está saturada, essa transição de carreira é mais bem-sucedida à medida que é melhor planejada e estruturada. Aqui, sete passos para considerar ao olhar para uma nova área de atuação.

Passo 1: identifique detalhadamente seu novo campo
Seja mais específico do que apenas pensar em instituições sem fins lucrativos, TI ou finanças. Em quais setores você gostaria de trabalhar? E o que você gostaria de fazer? Angariação de fundos? Área administrativa? Comércio eletrônico? Gestão de ativos?
Este é o seu maior desafio. Por que sua empresa deveria transferir você para um setor diferente quando há candidatos disponíveis naquele mesmo setor? A resposta está nas habilidades que você tem que você pode aplicar em seu campo. Como elas podem ser usadas? Faça um inventário dessas habilidades e articule-as claramente.

Passo 2: quais empregos precisam das suas habilidades?
Por meio de anúncios de vagas e – mais importante – networking, saiba quais empresas ou Ongs parecem ser adequadas para você – e vice-versa. Pesquise as declarações de missão, valores corporativos e culturas. Leia notícias sobre elas e pesquise seus anúncios de emprego e job description. Quanto mais conectado você estiver, mais lógica será essa transição.

Passo 3: crie um plano de desenvolvimento da nova carreira
Avalie as necessidades de cada organização e as qualificações para cada cargo. Avalie suas habilidades e experiência. Elas correspondem às necessidades do mercado? Faça um check list. Onde você combina, ótimo. Onde você não combina, crie um plano e táticas para fechar a lacuna. Em seguida, execute. Faça o que você precisa fazer para fechar essa lacuna: faça cursos, busque certificações ou até se envolva em projetos de outros departamentos.

Passo 4: atualize currículo e perfis para sua transição
Prepare umcurrículo e/ou uma biografia profissional que apresente suas qualificações para o novo campo. Atualize seus perfis em mídias sociais para representar o futuro, não o passado. Use palavras-chave e faça conexões com pessoas que estão fazendo o trabalho que você deseja fazer. Acompanhe suas postagens, encontre os grupos de discussão em que estão e aprenda com as questões discutidas.

Passo 5: defina suas empresas-alvo
A segmentação é uma das duas estratégias de busca de emprego mais eficazes. Uma vez que você sabe onde gostaria de trabalhar, é mais fácil identificar oportunidades e dar às pessoas uma resposta acertada quando você está fazendo networking e elas perguntam: “Como posso ajudá-lo?” Lembre-se, você não pode acertar seu alvo a menos que tenha um.

Além disso, pergunte por que você está escolhendo essa organização. É porque você gosta do que eles fazem, acredita em sua missão e se alinha com seus valores? É porque eles oferecem horários de trabalho flexíveis ou um ambiente de trabalho amigável? Ou é porque você ouviu que eles têm bons benefícios? Essa terceira razão talvez seja a que tem menos força para quem está buscando essa mudança.

Passo 6: construa relacionamentos novos
Networking é a segunda estratégia que mais dá resultados, responsável por conseguir mais da metade de todos os empregos nos Estados Unidos – em todos os setores. Mantenha sua rede ativa, não apenas quando estiver procurando emprego, mas constantemente. Esteja sempre fazendo conexões. Pense em todas as ramificações que uma rede de relacionamentos pode ter, sociais ou presenciais, e vá atrás.

Passo 7: procure apoio profissional para sua transição de carreira
A transição de carreira requer trabalho, conhecimento e apoio. Considere contratar um coach de carreira para ajudá-lo a planejar e executar sua transição. Busque um mentor, se for o caso, ou um patrocinador para sua mudança dentro da empresa (algumas companhias têm esse tipo de programa). É importante ter alguém de fora que possa complementar sua visão e ajudá-lo na nova área. Só não siga sozinho.

Leia mais em: 

https://forbes.com.br/carreira/2022/09/7-passos-para-uma-transicao-de-carreira-bem-sucedida/

 

Fonte: 

https://forbes.com.br/carreira/2022/09/7-passos-para-uma-transicao-de-carreira-bem-sucedida/

Salvador Tech é um site especializado em conteúdo on-line nas areas de tecnologia e afins…

Inscreva-se

Receba a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na cidade.

© 2021 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Site: www.semdec.salvador.ba.gov.br Ladeira do Boqueirão – Santo Antonio, Salvador – BA, 40301-155 | Telefone: (71) 3202-7900 |