Big Data: O que é e como funciona?

Definição

Big Data refere-se a crescente produção de dados gerados via internet. De modo geral, Big Data é um método capaz de processar, armazenar e transformar um volume de dados extremamente amplos, com o intuito de analisar e gerar estratégias e ações significativas.

Seu conceito está totalmente ligado à mudança tecnológica que vem acontecendo durante todos esses anos.

Diariamente dados são produzidos graças à internet, e devido aos avanços tecnológicos pode-se armazenar esses dados. Segundo a IBM (International Business Machines Corporation), a quantidade de informação sendo criada e circulando pelo mundo, será cerca de 300 vezes maior do que a informação que havia há dez anos.

Toda essa informação gerada cria um grande volume de dados, mas não é somente isso que define o Big Data, seu conceito possui 3 V’s: volume, velocidade e variedade

Entendendo os 3 V’s do Big Data

Volume: O volume de dados existentes já é extenso, e a tendência é que cresça ainda mais. É preciso buscar ferramnetas e formas de tratar esses dados de forma que possam se converter de fato em informação útil para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

Velocidade: A velocidade em que os dados são produzidos e em que se tornam desatualizados é veloz. Por conta disso, para que os dados possuam valor real e aplicabilidade no mercado, é preciso utilizar os dados antes que se tornem desatualizados.

Quem trabalha com Big Data?

Cada vez mais, a busca por profissionais qualificados na área de Big Data cresce. Consequentemente, a carreira é uma das mais promissoras da atualidade.

Os profissionais que buscam investir na área devem possuir conhecimentos técnicos em programação, Linux e Modelagem de Dados. Além disso, deve saber sobre o negócio, os processos da empresa e ter noções mínimas de estatísticas e matemática aplicada a dados.

As áreas de atuação de um profissional em Big Data podem ser classificadas em:

Administrador: Esse profissional é responsável por gerenciar o banco de dados. Assim, é seu papel configurá-lo, monitorá-lo e atualizá-lo sempre que necessário.

Desenvolvedor: Cuida da programação e das especificações. Estabelece e revisa os códigos e também promove testes.

Analista de dados: vai interpretar as demandas da área de negócios e planejamento da empresa.

Quem usa Big Data?

Engana- se quem pensa que somente grandes empresas e líderes do mercado podem utilizar os recursos do Big Data, as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar com a área, uma abordagem bem feita faz com que sua empresa ganhe destaque no mercado de trabalho, agregando valor a mesma.

Vale destacar ainda que o Big Data contribui com outros setores importantes, como saúde e segurança. Portanto, permite um planejamento estratégico mais eficiente em todos os setores da sociedade, se tornando de suma importância em todas as áreas de atuação.

Sejam as empresas micro, pequenas, médias ou de grande porte a utilização do Big Data vai aprimorar a eficiência dos processos, reduzindo custos e identificando oportunidades de negócio. O mais importante está em entender o valor dos dados à sua disposição, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo.