Confira 4 tendências e inovações tecnológicas para 2022

Nos últimos anos, devido à pandemia da covid-19, a tecnologia rapidamente se fez ainda mais presente na rotina das pessoas, facilitando o consumo, serviços, trabalhos e crescendo em oportunidades de negócios online. A tecnologia sempre traz mudanças significativas para a sociedade. Por isso, constantemente há inovações e tendências sendo lançadas, de acordo com a evolução tecnológica e exigências do público.

É notório o efeito da pandemia no comportamento da sociedade, com a paralisação de muitos serviços, um número crescente de pessoas usou e usa a internet como meio de compras, serviços e de vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC, a expectativa é de que em 2022 mais da metade da economia global seja influenciada pelo universo digital.

As tendências estão surgindo a todo o momento, é preciso atentar-se para as inovações tecnológicas de 2022 para entender a relação da sociedade com o mundo digital, e também para se antecipar com as tendências que estão surgindo no mercado.

 

Continue lendo para saber sobre as principais tendências e inovações!

1. Hiper Automações

O conceito de hiper automação consiste em soluções de softwares criados para automatizar e executar tarefas, atividades e processos. 

As plataformas de hiper automação são diversas e podem ser aplicadas nas tecnologias que as empresas já possuem, melhorando o desempenho e com menos custos.

Essa é uma abordagem que permite identificar, examinar e automatizar em alta velocidade o maior número possível de processos de negócios e TI, permitindo escalabilidade e operação remota do modelo de negócios.

2. Acessibilidade como principal prioridade

A acessibilidade é um tópico que ainda está em crescimento, mas tem ganhado notoriedade no mercado.

Segundo a Forrester, a previsão é de que em 2022 sejam direcionados US$ 10 bilhões para a área de design para fornecedores e serviços que aprimoram a experiência desse público e, em conjunto com a área de Customer Experience, possam gerar um impacto direcionado para esse público.

3. Internet of Behavior (IoB)

Internet of Behavior, significa Internet do Comportamento, ou seja, conforme os usuários interagem com as redes, mais dados são obtidos por esses dispositivos. 

De acordo com o relatório da Gartner, “o IoB combina tecnologias existentes que se concentram no indivíduo diretamente – reconhecimento facial, rastreamento de localização e Big Data, por exemplo – e conecta os dados resultantes a eventos comportamentais associados, como compras em dinheiro ou uso de dispositivos. ”

Assim, conseguem traçar padrões de comportamento dos usuários, seu consumo, hábitos, interesses e preferências por um viés psicológico, como vantagem competitiva no mercado. Com o objetivo de segmentar públicos e oferecer produtos.

4. Inteligências Artificiais

Inteligência Artificial (IA) é um dos agentes da transformação digital.  

A inteligência artificial é uma ciência da computação que desenvolve máquinas inteligentes com algum tipo de habilidade que simula a inteligência natural do ser humano.  A partir daí foram desenvolvidos softwares com automações que têm o objetivo de solucionar e resolver problemas em níveis operacionais, estratégicos e analíticos. 

Para o comércio eletrônico, a IA é um grande avanço e pode ser usada como vantagem competitiva. Por automações inteligentes que realizam descrições de produtos automáticos, atendimentos por chatbots, pesquisas por voz, personal shoppers, processamento de transações financeiras mais ágeis etc. 

Salvador Tech é um site especializado em conteúdo on-line nas areas de tecnologia e afins…

Inscreva-se

Receba a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na cidade.

© 2021 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Site: www.semdec.salvador.ba.gov.br Ladeira do Boqueirão – Santo Antonio, Salvador – BA, 40301-155 | Telefone: (71) 3202-7900 |