Conheça as linguagens de programação e frameworks mais populares para trabalhar remotamente como desenvolvedor

 
 

Se você tem o sonho de trabalhar remotamente como programador ou desenvolvedor, a boa notícia é que há cada vez mais ferramentas disponíveis para esse objetivo. Um desafio e tanto para quem lida com o setor de tecnologia, especialmente na hora de escolher o que fazer. Afinal, quais são as linguagens de programação e frameworks mais populares para trabalhar remotamente como desenvolvedor.

 
 

De acordo com os últimos levantamentos do setor, nada menos que 90% dos desenvolvedores preferem trabalhar de forma remota. Muitos ameaçam até desistir de um emprego caso isso não seja possível. Assim, se esta for sua intenção, o Remote Hunt pode ser o local ideal para encontrar o que você precisa.

Este site faz um breve ranking das tecnologias mais demandadas. O Remote Hunt (que surgiu há dois anos, em plena pandemia, sob o nome de Remote Hub) é um site sobre startups que trabalham remotamente , que compila suas ofertas de trabalho e dados sobre sua cultura interna de trabalho, as tecnologias que utilizam, os países em que estão presentes. Tudo isso com o objetivo de permitir que o usuário encontre uma equipe remota para continuar desenvolvendo sua carreira. E precisamente essa coleção de tecnologias foi o que lhes permitiu desenvolver o ranking mencionado, diferenciado em dois rankings: o de linguagens e o de frameworks.

Conheça as linguagens de programação e frameworks mais populares para trabalhar remotamente como desenvolvedor

Na seção de linguagens, a liderança absoluta pertence a duas de script irmãs (na verdade, a segunda é um subconjunto da primeira): JavaScript TypeScript. Ambas estão sendo usados por 65% e 60% das empresas da plataforma, respectivamente.

Bem distante dos anteriores, encontramos a linguagem Ruby. Isso gerou surpresa entre alguns usuários, que consideravam essa linguagem ultrapassada, embora seja principalmente por não ter acompanhado de perto as notícias sobre ela.

Em seguida encontramos outras linguagens de programação e consulta como PostgreSQL (17%), Python (16%), PHP (15%), GraphQL (14%) ou MongoDB (10%). O GraphQL, por exemplo, é a linguagem de consulta padrão para gerenciamento de APIs, o que garante sua relevância para trabalhar em conjunto com outras linguagens.

 
 

Se você está surpreso que o Python esteja mais baixo neste ranking do que em outros que ecoamos em outras ocasiões, lembre-se de que a lista Remote Hunt tem um viés para o desenvolvimento web e há pouca presença de Data Science ou Inteligência Artificial, duas das principais mudanças responsáveis pelo surgimento dessa linguagem.

E o PHP (junto com Ruby e JS)?

No campo dos frameworks também há uma liderança muito clara: React, a biblioteca JavaScript para criação de interfaces de usuário, que já foi utilizada por 62% das empresas da plataforma.

Compartilha o pódio com o NodeJS (o popular ambiente de execução JavaScript do lado do servidor, usado por 31% das empresas participantes) e com o Rails (o framework baseado em Ruby —também terceiro no outro ranking— e que conta com 20% de empresas do seu lado). Depois disso, encontramos vários outros frameworks como Vue, Next, Express ou o popular WordPress CMS .

Eu tenho que conhecer todos esses frameworks?

Conforme explicado pelos responsáveis pelo Remote Hunt em seu boletim informativo, “pode-se pensar que mais importante do que conhecer uma estrutura ou linguagem específica é a capacidade de ser flexível e fazer o trabalho com as ferramentas necessárias”.

A diferença entre linguagens de programação muitas vezes está na sintaxe, que pode ser pesquisada rapidamente no Google, certo? Sim, notamos isso nas descrições de cargos: muitas vezes você não precisa conhecer o framework específico ou mesmo a linguagem. .

…mas ainda assim, muitas vezes é necessária uma experiência geral com “um framework frontend moderno baseado em componentes como React, Angular, Vue). Mas às vezes, e isso parece ser especialmente verdadeiro para startups baseadas em React, você precisa conhecer o próprio framework.

Fonte:

sempreupdate.com.br

 

Salvador Tech é um site especializado em conteúdo on-line nas areas de tecnologia e afins…

Inscreva-se

Receba a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na cidade.

© 2021 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Site: www.semdec.salvador.ba.gov.br Ladeira do Boqueirão – Santo Antonio, Salvador – BA, 40301-155 | Telefone: (71) 3202-7900 |