Pitch: o que é e como fazer para aumentar as vendas?

Ao fazer um pitch você tem a a oportunidade perfeita para mostrar ao mercado suas ideias e porque elas merecem receber patrocínio ou capital de investimento.

A ideia do pitch veio do basebol e tem o significado original de um lançamento ou arremesso. No mundo do empreendedorismo, o pitch foi adaptado para nomear uma apresentação rápida, que tem o objetivo de convencer alguém a financiar um projeto ou ideia.

Confira a seguir dicas chave para melhorar o seu Pitch, aprimorar seu argumento de venda e como estruturar ele de uma forma (quase) perfeita

Como fazer um pitch perfeito? 

A estrutura de um bom pitch precisa ser de forma rápida e impactante, prender a atenção da audiência e conseguir contar a história – storytelling do negócio.

Para montar um pitch que atraia o coração e a mente do seu comprador, incorpore o seguinte 12 elementos diferentes ao seu pitch: 

  1. 1. Construa algo único.
  2. 2. Escreva sua declaração de missão.
  3. 3. Estabeleça o problema.
  4. 4. Planeje sua solução proposta.
  5. 5. Apresente uma demonstração.
  6. 6. Calcule o tamanho do mercado.
  7. 7. Elabore seu plano de negócios.
  8. 8. Identifique sua concorrência.
  9. 9. Elabore seu plano de marketing.
  10. 10. Seja um jogador de equipe.
  11. 11. Planejar, implementar e executar projetos.
  12. 12. Indique claramente suas informações de contato.

Para um Pitch de até 3 minutos é recomendado definir da seguinte forma:

  • Primeira Parte – Duração 1 min, com três slides no máximo;
  • Segunda Parte – Duração 1:30 min ; com sete slides no máximo;
  • Terceira Parte – Duração 2:30 min ; com dez slides no máximo. 

Quando é feito uma boa estruturação de um pitch é possível se aprofundar no seu negócio e contextualizar melhor sua narrativa ao fazer uma melhor venda, conquistar um novo cliente e aprimorar a apresentação do seu negócio.

Dentre os principais pilares para estruturar um Pitch Perfeito estão:

  1. Introdução – 20 segundos
  2. Desenvolvimento – 30 segundos
  3. Climax e Conclusão – 10 segundos   caminho. 

Como contextualizar melhor a sua narrativa?

Após gerar um impacto na sua audiência, para fazer elas quererem acompanhar ainda mais sua história. Agora é o momento de construir um contexto, para que as pessoas tenham mais interesse e consigam se aprofundar na sua mensagem.

Para isso, existe uma metodologia para aprender melhor se apresentar melhor, que foi criada pelo Edson Mackeenzy, colunista do AAA Inovação, chamada P.I.R.E (Planejamento, Interação, Reação e  Engajamento), que é dividida da seguinte forma:

5 dicas para melhorar seu Pitch

#1 – Seja confiante – Não importa o que todo mundo esteja pensando, compartilhe sua energia. Só você sabe do que está falando.

#2 – Conheça seu objetivo – Combine suas ideias com o tempo que você tem. Ensine as pessoas a priorizar e seguir sua linha de pensamento.

#3 – Impacto e ensaio – crie um discurso empático, sentindo quais palavras serão conectadas ao seu público e praticando até que faça sentido.

#4 – Reação e engajamento – Tudo ao seu redor pode envolver seu público. Use mais do que palavras para contar sua história e experimente vários recursos para obter feedback.

#5 – Conduza sua mensagem – Conduza a compreensão do seu público sobre sua história. Use gatilhos para despertar a sede de conhecimento. Corte seus pensamentos, desejos e sonhos.

PICKERT, Lorena. Pitch: O que é e como e como fazer para aumentar as vendas?. Acesse: https://blog.aaainovacao.com.br/aprimorar-argumento-de-venda/

Salvador Tech é um site especializado em conteúdo on-line nas areas de tecnologia e afins…

Inscreva-se

Receba a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na cidade.

© 2021 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Site: www.semdec.salvador.ba.gov.br Ladeira do Boqueirão – Santo Antonio, Salvador – BA, 40301-155 | Telefone: (71) 3202-7900 |